MBA

Administração: Gestão de Saúde

O setor de Saúde cresce a cada ano, fazendo com que haja uma grande demanda por profissionais qualificados para a gestão de serviços ligados à área. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde apresenta e discute de forma aprofundada as práticas contemporâneas de gestão das empresas de Saúde, desenvolvendo as competências e habilidades gerenciais indispensáveis neste setor.

Objetivos do curso

Você irá adquirir:

  • Competências estratégicas de serviços para a gestão das atividades relacionadas à gestão de organizações de saúde
  • Habilidades para prover a melhoria da qualidade e da segurança dos serviços prestados em saúde
  • Conhecimentos aprofundados sobre gestão de serviços em Saúde.

Público Alvo

O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde é recomendado para:

  • Profissionais que trabalham ou desejam trabalhar em organizações de Saúde
  • Empresários, diretores, gerentes e profissionais graduados que querem aprofundar seus conhecimentos sobre técnicas de gestão empresarial neste setor.

Metotodologia

Os cursos do Programa MBA da FGV têm por objetivo estimular a reconstrução do conhecimento por meio da abordagem integrada entre teoria e prática, em consonância com os contextos econômicos, sociais e regionais onde os cursos são ministrados.

Os conteúdos das disciplinas são agrupados por eixos temáticos, que visam a atingir objetivos de aprendizagem específicos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias à prática profissional de seus alunos. Para apoiar a base teórica das aulas presenciais, os cursos contam com suporte de um ambiente virtual de aprendizagem, o eClass, no qual o aluno pode acessar, a qualquer momento, em seus dispositivos eletrônicos, o conteúdo da disciplina, fazendo uso irrestrito de reconhecidas bibliotecas virtuais. Além disso, há acesso a outras ferramentas que oferecem suporte ao processo de ensino-aprendizagem e facilitam a comunicação.

As atividades práticas também podem ser desenvolvidas com o apoio de estudos de casos, jogos de negócios e situações que permitam aos alunos simularem a vivência de experiências desafiadoras, encorajando-os à aplicação de seus conhecimentos na resolução dos desafios propostos.

Avaliação

A avaliação da aprendizagem tem papel fundamental para o processo de reconstrução de conhecimento pelos alunos, por isso, cada disciplina tem um instrumento avaliativo diferente. As avaliações construídas pelos professores possuem questões que abordam a aplicabilidade dos conceitos trabalhados em sala a contextos empresariais. Os instrumentos de avaliação utilizados visam não somente apoiar o diagnóstico do aprendizado como também servir como reflexão para os alunos quanto à prática dos conceitos a fim de capacitá-los para melhores tomadas de decisão como executivos.

Módulos

Módulo Carga horária
Estratégia em Organizações de Saúde 144 h/a
Sustentabilidade e Governança em Organizações de Saúde 144 h/a
Serviços em Organizações de Saúde 144 h/a

Módulo: Estratégia em Organizações de Saúde

Objetivo: Conhecer e utilizar ferramentas e técnicas gerenciais, de modo a desenvolver referenciais que permitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios do Setor Saúde no Brasil.

Disciplina Carga horária
Gestão de Pessoas em Organizações de Saúde 24 h/a
Negociação e Administração de Conflitos 24 h/a
Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações de Saúde 24 h/a
Tecnologia da Informação e Inovação em Organizações de Saúde 24 h/a
Marketing em Organizações de Saúde 24 h/a
Plano de Negócios em Saúde 24 h/a

Módulo: Sustentabilidade e Governança em Organizações de Saúde

Objetivo: Conhecer e simular análises quantitativas que estimulem a tomada de decisão sobre situações que envolvam a gestão de organizações de saúde, de modo a maximizar processos e reduzir custos organizacionais.

Disciplina Carga horária
Ética e Sustentabilidade Social 24 h/a
Análise de Investimento e Riscos 24 h/a
Contabilidade para Executivos em Saúde 24 h/a
Gestão de Custos em Saúde 24 h/a
Finanças Corporativas em Saúde 24 h/a
Governança em Organizações de Saúde 24 h/a

Módulo: Serviços em Organizações de Saúde

Objetivo: Desenvolver competências e técnicas que permitam atuar na gestão de serviços em organizações de saúde, estimulando a valorização do capital humano e aumento da competitividade, dentro de um ambiente de comprometimento social e ambiental.

Disciplina Carga horária
Gestão de Projetos em Organizações de Saúde 24 h/a
Gestão da Logística em Organizações de Saúde 24 h/a
Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde 24 h/a
Gestão de Facilities, Hospitalidade e Serviços Hospitalares 24 h/a
Aspectos Jurídicos em Organizações de Saúde 24 h/a
Gestão de Serviços em Saúde 24 h/a

Baixar Ementa

Material didático totalmente digital disponível no ambiente on-line, composto por apostilas com conteúdo teórico de cada professor, além de e-books - de acordo com a coleção disponível dentro do curso escolhido.

Para mais informações sobre cursos, matrículas ou dúvidas, preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco: