Notícias

Professor da FGV fala da importância dos Indicadores de Desempenho na gestão de custos para manter a saúde financeira das organizações

Professor da FGV fala da importância dos Indicadores de Desempenho na gestão de custos para manter a saúde financeira das organizações

Na noite desta quinta-feira (6), a Sapiens FGV recebeu, em Porto Velho, o professor da Fundação Getúlio Vargas doutor em Administração André Limeira, palestrando sobre Indicadores de Desempenho Aplicados a Avaliação Econômica e Financeira das Organizações.

Para um público de mais de 80 pessoas, André falou sobre a importância da avaliação das empresas na gestão por resultados e o efetivo gerenciamento de custos neste processo; e ainda estratégias para maximizar resultados.

Entre os fatores que estimulam a necessidade da avaliação de resultados, o especialista citou o aumento da concorrência, sacrifício de preço de produtos e serviços, margens reduzidas e a inadimplência.

A essência da gestão de custos, segundo André, é saber classifica-los corretamente. “O maior gargalo das empresas são os gastos fixos, aqueles que, independente da produção ou nível de atividade, a empresa tem que arcar”, explica André. Ele alerta que a classificação errônea do que é custo fixo e o que é custo variável dentro de uma organização distorce a base decisória e leva a tomada de decisões equivocadas.

Limeira apresentou caso real de implementação da avaliação de desempenho em uma grande organização e o resultado deste processo, verificando-se onde estavam os gargalos e as ações de gestão necessárias para saná-los.

Ao final, o convidado recebeu os participantes e realizou uma sessão de autógrafos do seu livro Análise de Custos – Aplicação da Margem de Contribuição Econômica, que trata detalhadamente sobre o tema apresentado na palestra.

André Limeira é professor e coordenador de MBA em Gestão Empresarial e Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria da FGV e autor de diversos livros na área.

O MBA em Gestão Empresarial é um dos carros chefes da FGV e oferece uma visão abrangente, sistêmica e holística das principais ferramentas de gestão e está com turma aberta em Porto Velho, com início para o dia 14 de dezembro.

Informações e inscrições pelo telefone 3301-4646 ou portovelho@gruposapiens.com.br